domingo, 10 de novembro de 2024

 Levante-se

 

1 Reis 19:7 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.

 

Int.  Elias está agora no deserto, dormindo embaixo de um arbusto, desejando a morte, sem ânimo, sem coragem e sem forças para continuar. O anjo do Senhor apareceu trazendo alimento e dizendo: Levanta e come. Elias come e volta a dormir, não queria continuar, o desânimo se apoderou dele. Então pela segunda vez o anjo lhe falou dizendo: Levanta-te, come porque o teu caminho será longo.

 

C.M.  Elias estava muito confuso mas precisava reagir e seguir. E o anjo veio dizer pra ele que enquanto permanecesse prostrado e desanimado não haveria possibilidade de vencer.

É preciso se levantar, tomar um banho, fazer a barba, se alimentar e voltar a caminhar. É preciso enfrentar a situação de pé, lutar, se reerguer e não ficar prostrado.

Tudo o que o inimigo quer e nos ver no chão, desanimados, jogados, desistindo de tudo. Mas, o nosso Deus nos quer de pé, lutando de cabeça erguida.

Ele enviou seu anjo até Elias para dizer a ele que o queria de pé. Deus só pode fazer alguma coisa se você reagir, se colocar de pé e decidir lutar.

Enquanto você está de pé, Deus está ao seu lado lutando com você. É ora de se recompor, enxugar às lágrimas e prosseguir. Nossa vontade de vencer, de dar a volta por cima tem que ser maior do que a vontade de parar.

O inimigo odeio nos ver de pé , lutando e avançando mesmo feridos e machucados. Porque seu desejo é a nossa desistência e a nossa derrota.

O Deus que nos chamou já enviou um anjo até você para te colocar de pé, para te alimentar, renovar suas forças para continuar. Decida hoje mesmo se levantar e prosseguir em nome de Jesus. Na força que vem dele vamos continuar até o fim... Ele disse para Josué: Não te mandei eu? Seja forte e corajoso, não temas e nem te espantes porque o Senhor teu Deus é contigo!

 

Saia da Caverna

1 Reis 19:13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

Int. Pela segunda vez Deus está perguntando a Elias. O que fazes aqui? E pela segunda vez Elias argumenta e fala de seus motivos para estar decepcionado, por ter desistido da vida e do ministério.

 

C. M. O ministério de profeta Elias é fantástico, ele era um homem cheio de Deus. Mas, neste momento estava ferido, abatido e precisava reagir. Deus já havia mandado um anjo alimenta-lo e fortalece-lo. Agora dependia da sua própria atitude para se recompor e continuar.

Ele precisa sair da sua caverna do medo, da decepção e da desistência. Veja que Deus não o tirou de lá, Deus manifestou sua glória e fez por duas vezes a mesma pergunta. O que fazes aqui?

Deus poderia ter entrado dentro da caverna e tomado ele pela mão para tirar de lá. Mas Deus não fez isso! Porque tem momentos que precisamos reagir e decidir.

Sair de dentro da caverna é atitude nossa e não será uma ação de Deus. Ele já proveu o necessário Para seguirmos enfrente.

 Quando Elias ouviu as manifestações sobrenatural e também voz de Deus.

Ele saiu do fundo da caverna e se pôs na entrada. Então, neste momento Deus o confronta fazendo a mesma pergunta.

 

1-Deus estava desafiando ele a sair dali.

2- Depois Deus dá uma ordem para ele. Volta pelo caminho... O caminho que o levou para a caverna ele deveria voltar.

E voltar pra onde?

 Voltar a ser o profeta ungido e poderoso em obras.

Voltar a fazer o que Deus chamado para fazer.

Voltar a ser o profeta corajoso que não tinha medo.

Voltar a fazer o que Deus tinha chamado ele para fazer.

Deus providenciou tudo para Elias sair da caverna e continuar o propósito de Deus em sua vida. Mas sair da caverna era com ele.

 

Porque sair da caverna é sair da do lugar de limita a nossa visão, paralisa o nosso chamado e a nossa vida com Deus. Isso é uma decisão pessoal e Deus não vai interferir. Elias foi por livre e espontânea vontade foi para o fundo da caverna. Agora, por decisão e escolha deveria sair dela lá também.

 

C. O interessante é que Deus já tinha preparado tudo para Elias sair e viver o seu propósito, precisava apenas uma decisão dele em reagir e seguir enfrente.

 

Destruindo as Mentiras do Inimigo

1 Reis 19:18

"Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. "

 

Int. Baal havia se tornado a principal entidade espiritual na época de Elias, sendo considerado a divindade central da religião cananeia, deus do céu, das tempestades, do orvalho, da vegetação e da fertilidade da terra, rei dos deuses.

 

C.M. Israel sob a liderança de Jezabel e Acabe, começaram a referenciar e adorar está entidade esquecendo o único e verdadeiro Deus.

Porém, Elias durante o seu ministério, pregou, ensinou e realizou grandes obras para conduzir o povo outra vez para o único e verdadeiro Deus.

Este era o motivo de estar em uma caverna depressivo, era exatamente pelo fato de achar que o povo não havia entendido sua pregação e não havia dado crédito para o seu ensino.

 

Assim como naqueles dias, o coração de muitos estão hoje, voltados para Baal, pois, estão fazendo outros deuses para reger e conduzir suas vidas, Bebedeiras, dinheiro, fama, conquista pessoal, sucesso e etc.

 

 E no meio disso tudo e deste povo, Deus tem levantado alguns “Elias” para assim como Elias declarar: “ASSIM DIZ O SENHOR”. E esta palavra ungida que sair da sua boca, palavra temperada com o sal do Espírito Santo é que pode transformar tais vidas.

Elias estava tão decepcionado e estava desejando a morte, mas Deus nesse momento fala para ele: Tem sete mil em Israel que não beijaram e nem dobraram seus joelhos para Baal.

Era como se Deus estivesse dizendo para ele "Isto é fruto do seu trabalho, fruto da sua pregação e da sua dedicação na minha obra!". Portanto, continue fazendo com amor, com disposição, ainda que chorando, pois assim como diz o Salmo 126: "Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com Júbilo trazendo seus feixes".

 

C. Ainda tem sete mil que dependem você, da sua oração, da sua fé e da sua coragem. Não podemos parar, não podemos desistir e a ordem é CONTINUAR!!! A palavra que Deus colocou em nossa boca e em nossos corações irá tocar muitas pessoas, até mesmo muitas pessoas que nem sequer conhecemos.

 

Pastor Luciano Silveira

sábado, 2 de novembro de 2024

 Barulho de Chuva

1 Reis 18:41

Int. Depois de longos três anos sem chuva e a terra arrasada com a falta dela, era a hora de mudar o cenário.

Tem coisa nova chegando em sua vida, tem mudança de cenário em nome de Jesus!!!


 

C. M. O povo reconheceu que só o Senhor é Deus, o altar havia sido consertado outra vez, agora era a hora da benção ser manifestada.

 O sol estava brilhando forte, mas o profeta Elias afirmava estar ouvindo o Barulho de muita Chuva. O nome disso é fé!

Experiência como esta só tem que anda muito próximo de Deus, e o que chama atenção é que até mesmo o rei Acabe creu.

Elias disse para ele comer e beber, ou seja, festejar porque depois de três anos a chuva estava chegando. Acabe faz exatamente isso, vai se alegrar por algo que ainda não tinha acontecido e nem um mísero sinal havia de que iria acontecer.

 

Ele observou tudo o que Deus fazia através do ministério de Elias e não tinha como negar que Deus era com ele. Sua perseguição ferrenha a Elias se dava muito pela influência da rainha Jezabel que odiava o profeta.

Uma lição importante que fica: Nossa fé, nossa vida com Deus e nossas atitudes vão impactar diretamente na vida e na fé de outras pessoas.

 

Elias sobe o monte Carmelo outra vez e mete a cabeça entre os joelhos pedindo a chuva, assim como havia feito na casa da viúva de Serepta. Essa era uma marca muito forte na vida do profeta Elias: Oração de joelhos dobrados. Seis vezes ele orou e nem uma nuvem no céu, mas ele persevera na oração e na sétima vez seu discípulo viu uma nuvem muito pequena no horizonte.

Elias diz ao rei: Corre para tua casa que a chuva está chegando! Esta passagem é riquíssima em lições e aprendizados sobre fé em um Deus todo poderoso que tudo pode.

 

Creia no poder da oração, no Deus todo poderoso e como homem e mulher de Deus, ainda que os outros não vejam nada. Comece a ouvir agora o som da chuva sobre a sua vida, para ouvir desta forma é preciso tirar os olhos dos problema. Para ouvir o barulho da chuva é preciso parar de ouvir o que o mundo está dizendo e ouvir o que Deus está falando.

Então você verá uma nuvem ainda que seja no tamanho da palma da mão e ouvirá o ruído da chuva ainda que o sol esteja escaldante.

 

C.O cenário em Israel começou a mudar. O cenário na sua vai começar a mudar em nome de Jesus!

Dentro de poucos dias o cenário começou a mudar em Israel, os campos começaram a verdejar e a produzir, as pessoas começaram a plantar e colher, as fontes de agua começaram a transbordar

 

Peso da Cruz

 

1 Reis 19:4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte,


e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

 

Int. Depois de um feito histórico no monte Carmelo aonde Deus respondeu por fogo vindo do céu. Depois de Deus mandar chuva abundante e acabando com uma estiagem de três anos.

Elias esperava que todo o Israel se convertesse outra vez, inclusive o rei e a rainha Jezabel.

 No entanto, ela o ameaça de morte e promete acabar com a sua vida.

 

D. M. Elias entra em depressão, se isola em um deserto e deseja morrer. Elias é o maior profeta no antigo testamento.

Mas ele era antes de tudo um ser humano.

Com sentimentos e emoções e também limitado.

 O peso do ministério estava esmagando sua alma. O seu chamado estava consumindo suas emoções.

Chegou um momento em que ele desabou e queria morrer. Um dia o próprio Jesus na sua humanidade também desejou não enfrentar a cruz. Ele disse: Pai, se possível passe de mim este cálice sem que eu o beba.

Depois quando estava carregando a cruz, ela se tornou tão pesada que precisou de ajuda para continuar a caminhada até o gólgota.

 

Jó entrou em depressão após perder tudo o que tinha: seus filhos, sua saúde e suas riquezas. Ele enfrentou uma dor intensa e se sentiu completamente desolado. A ponto de desejar nunca ter nascido:

"Por que não morri ao nascer

e não pereci quando saí do ventre?

- Jó 3:11

 

 Elias não tinha mais forças para continuar seu ministério, Deus não o deixou prostrado. Enviou um anjo para fortalece-lo. Quando Jesus está em profunda agonia, suando sangue no Getsêmani, Deus também enviou um anjo para fortalece-lo.

Todos nós passamos por vales assim. Deus conhece nosso coração, conhece nossa trajetória e vai prover o alimento do céu para nós fortalecer.

 Se for preciso Deus vai enviar um anjo para nos levantar. Talvez não seja um anjo com asas, mas um amigo que tenha disposição para nos ajudar.

Quando a cruz se tornar pesado e não tivermos forças para carrega-la. Não vai faltar um Simão cireneu para nos ajudar a carregar nossa cruz.

Tudo isso é providência de um Deus que não nos abandona e nem nos deixa caído!!!

 

C. Mas na sua infinita bondade e fidelidade, ele providência o socorro. E por isso que no salmo 46 diz que ele é o nosso refúgio e fortaleza e socorro bem presente na ora da angústia.

 

Pastor Luciano Silveira

 

 


  Levante-se   1 Reis 19:7 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminh...