Barulho de Chuva
1 Reis 18:41
Int. Depois de longos três anos sem chuva e a terra arrasada com a falta dela, era a hora de mudar o cenário.
C. M. O povo reconheceu que só o Senhor é Deus, o altar havia sido consertado outra vez, agora era a hora da benção ser manifestada.
O sol estava brilhando forte, mas o profeta Elias afirmava estar ouvindo o Barulho de muita Chuva. O nome disso é fé!
Experiência como esta só tem que anda muito próximo de Deus, e o que chama atenção é que até mesmo o rei Acabe creu.
Elias disse para ele comer e beber, ou seja, festejar porque depois de três anos a chuva estava chegando. Acabe faz exatamente isso, vai se alegrar por algo que ainda não tinha acontecido e nem um mísero sinal havia de que iria acontecer.
Ele observou tudo o que Deus fazia através do ministério de Elias e não tinha como negar que Deus era com ele. Sua perseguição ferrenha a Elias se dava muito pela influência da rainha Jezabel que odiava o profeta.
Uma lição importante que fica: Nossa fé, nossa vida com Deus e nossas atitudes vão impactar diretamente na vida e na fé de outras pessoas.
Elias sobe o monte Carmelo outra vez e mete a cabeça entre os joelhos pedindo a chuva, assim como havia feito na casa da viúva de Serepta. Essa era uma marca muito forte na vida do profeta Elias: Oração de joelhos dobrados. Seis vezes ele orou e nem uma nuvem no céu, mas ele persevera na oração e na sétima vez seu discípulo viu uma nuvem muito pequena no horizonte.
Elias diz ao rei: Corre para tua casa que a chuva está chegando! Esta passagem é riquíssima em lições e aprendizados sobre fé em um Deus todo poderoso que tudo pode.
Creia no poder da oração, no Deus todo poderoso e como homem e mulher de Deus, ainda que os outros não vejam nada. Comece a ouvir agora o som da chuva sobre a sua vida, para ouvir desta forma é preciso tirar os olhos dos problema. Para ouvir o barulho da chuva é preciso parar de ouvir o que o mundo está dizendo e ouvir o que Deus está falando.
Então você verá uma nuvem ainda que seja no tamanho da palma da mão e ouvirá o ruído da chuva ainda que o sol esteja escaldante.
C.O cenário em Israel começou a mudar. O cenário na sua vai começar a mudar em nome de Jesus!
Dentro de poucos dias o cenário começou a mudar em Israel, os campos começaram a verdejar e a produzir, as pessoas começaram a plantar e colher, as fontes de agua começaram a transbordar
Peso da Cruz
1 Reis 19:4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte,
e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
Int. Depois de um feito histórico no monte Carmelo aonde Deus respondeu por fogo vindo do céu. Depois de Deus mandar chuva abundante e acabando com uma estiagem de três anos.
Elias esperava que todo o Israel se convertesse outra vez, inclusive o rei e a rainha Jezabel.
No entanto, ela o ameaça de morte e promete acabar com a sua vida.
D. M. Elias entra em depressão, se isola em um deserto e deseja morrer. Elias é o maior profeta no antigo testamento.
Mas ele era antes de tudo um ser humano.
Com sentimentos e emoções e também limitado.
O peso do ministério estava esmagando sua alma. O seu chamado estava consumindo suas emoções.
Chegou um momento em que ele desabou e queria morrer. Um dia o próprio Jesus na sua humanidade também desejou não enfrentar a cruz. Ele disse: Pai, se possível passe de mim este cálice sem que eu o beba.
Depois quando estava carregando a cruz, ela se tornou tão pesada que precisou de ajuda para continuar a caminhada até o gólgota.
Jó entrou em depressão após perder tudo o que tinha: seus filhos, sua saúde e suas riquezas. Ele enfrentou uma dor intensa e se sentiu completamente desolado. A ponto de desejar nunca ter nascido:
"Por que não morri ao nascer
e não pereci quando saí do ventre?
- Jó 3:11
Elias não tinha mais forças para continuar seu ministério, Deus não o deixou prostrado. Enviou um anjo para fortalece-lo. Quando Jesus está em profunda agonia, suando sangue no Getsêmani, Deus também enviou um anjo para fortalece-lo.
Todos nós passamos por vales assim. Deus conhece nosso coração, conhece nossa trajetória e vai prover o alimento do céu para nós fortalecer.
Se for preciso Deus vai enviar um anjo para nos levantar. Talvez não seja um anjo com asas, mas um amigo que tenha disposição para nos ajudar.
Quando a cruz se tornar pesado e não tivermos forças para carrega-la. Não vai faltar um Simão cireneu para nos ajudar a carregar nossa cruz.
Tudo isso é providência de um Deus que não nos abandona e nem nos deixa caído!!!
C. Mas na sua infinita bondade e fidelidade, ele providência o socorro. E por isso que no salmo 46 diz que ele é o nosso refúgio e fortaleza e socorro bem presente na ora da angústia.
Pastor Luciano Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente aqui