Levante-se
1 Reis 19:7 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Int. Elias está agora no deserto, dormindo embaixo de um arbusto, desejando a morte, sem ânimo, sem coragem e sem forças para continuar. O anjo do Senhor apareceu trazendo alimento e dizendo: Levanta e come. Elias come e volta a dormir, não queria continuar, o desânimo se apoderou dele. Então pela segunda vez o anjo lhe falou dizendo: Levanta-te, come porque o teu caminho será longo.
C.M. Elias estava muito confuso mas precisava reagir e seguir. E o anjo veio dizer pra ele que enquanto permanecesse prostrado e desanimado não haveria possibilidade de vencer.
É preciso se levantar, tomar um banho, fazer a barba, se alimentar e voltar a caminhar. É preciso enfrentar a situação de pé, lutar, se reerguer e não ficar prostrado.
Tudo o que o inimigo quer e nos ver no chão, desanimados, jogados, desistindo de tudo. Mas, o nosso Deus nos quer de pé, lutando de cabeça erguida.
Ele enviou seu anjo até Elias para dizer a ele que o queria de pé. Deus só pode fazer alguma coisa se você reagir, se colocar de pé e decidir lutar.
Enquanto você está de pé, Deus está ao seu lado lutando com você. É ora de se recompor, enxugar às lágrimas e prosseguir. Nossa vontade de vencer, de dar a volta por cima tem que ser maior do que a vontade de parar.
O inimigo odeio nos ver de pé , lutando e avançando mesmo feridos e machucados. Porque seu desejo é a nossa desistência e a nossa derrota.
O Deus que nos chamou já enviou um anjo até você para te colocar de pé, para te alimentar, renovar suas forças para continuar. Decida hoje mesmo se levantar e prosseguir em nome de Jesus. Na força que vem dele vamos continuar até o fim... Ele disse para Josué: Não te mandei eu? Seja forte e corajoso, não temas e nem te espantes porque o Senhor teu Deus é contigo!
Saia da Caverna
1 Reis 19:13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
Int. Pela segunda vez Deus está perguntando a Elias. O que fazes aqui? E pela segunda vez Elias argumenta e fala de seus motivos para estar decepcionado, por ter desistido da vida e do ministério.
C. M. O ministério de profeta Elias é fantástico, ele era um homem cheio de Deus. Mas, neste momento estava ferido, abatido e precisava reagir. Deus já havia mandado um anjo alimenta-lo e fortalece-lo. Agora dependia da sua própria atitude para se recompor e continuar.
Ele precisa sair da sua caverna do medo, da decepção e da desistência. Veja que Deus não o tirou de lá, Deus manifestou sua glória e fez por duas vezes a mesma pergunta. O que fazes aqui?
Deus poderia ter entrado dentro da caverna e tomado ele pela mão para tirar de lá. Mas Deus não fez isso! Porque tem momentos que precisamos reagir e decidir.
Sair de dentro da caverna é atitude nossa e não será uma ação de Deus. Ele já proveu o necessário Para seguirmos enfrente.
Ele saiu do fundo da caverna e se pôs na entrada. Então, neste momento Deus o confronta fazendo a mesma pergunta.
1-Deus estava desafiando ele a sair dali.
2- Depois Deus dá uma ordem para ele. Volta pelo caminho... O caminho que o levou para a caverna ele deveria voltar.
E voltar pra onde?
Voltar a ser o profeta ungido e poderoso em obras.
Voltar a fazer o que Deus chamado para fazer.
Voltar a ser o profeta corajoso que não tinha medo.
Voltar a fazer o que Deus tinha chamado ele para fazer.
Deus providenciou tudo para Elias sair da caverna e continuar o propósito de Deus em sua vida. Mas sair da caverna era com ele.
Porque sair da caverna é sair da do lugar de limita a nossa visão, paralisa o nosso chamado e a nossa vida com Deus. Isso é uma decisão pessoal e Deus não vai interferir. Elias foi por livre e espontânea vontade foi para o fundo da caverna. Agora, por decisão e escolha deveria sair dela lá também.
C. O interessante é que Deus já tinha preparado tudo para Elias sair e viver o seu propósito, precisava apenas uma decisão dele em reagir e seguir enfrente.
Destruindo as Mentiras do Inimigo
1 Reis 19:18
"Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. "
Int. Baal havia se tornado a principal entidade espiritual na época de Elias, sendo considerado a divindade central da religião cananeia, deus do céu, das tempestades, do orvalho, da vegetação e da fertilidade da terra, rei dos deuses.
C.M. Israel sob a liderança de Jezabel e Acabe, começaram a referenciar e adorar está entidade esquecendo o único e verdadeiro Deus.
Porém, Elias durante o seu ministério, pregou, ensinou e realizou grandes obras para conduzir o povo outra vez para o único e verdadeiro Deus.
Este era o motivo de estar em uma caverna depressivo, era exatamente pelo fato de achar que o povo não havia entendido sua pregação e não havia dado crédito para o seu ensino.
Assim como naqueles dias, o coração de muitos estão hoje, voltados para Baal, pois, estão fazendo outros deuses para reger e conduzir suas vidas, Bebedeiras, dinheiro, fama, conquista pessoal, sucesso e etc.
E no meio disso tudo e deste povo, Deus tem levantado alguns “Elias” para assim como Elias declarar: “ASSIM DIZ O SENHOR”. E esta palavra ungida que sair da sua boca, palavra temperada com o sal do Espírito Santo é que pode transformar tais vidas.
Elias estava tão decepcionado e estava desejando a morte, mas Deus nesse momento fala para ele: Tem sete mil em Israel que não beijaram e nem dobraram seus joelhos para Baal.
Era como se Deus estivesse dizendo para ele "Isto é fruto do seu trabalho, fruto da sua pregação e da sua dedicação na minha obra!". Portanto, continue fazendo com amor, com disposição, ainda que chorando, pois assim como diz o Salmo 126: "Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com Júbilo trazendo seus feixes".
C. Ainda tem sete mil que dependem você, da sua oração, da sua fé e da sua coragem. Não podemos parar, não podemos desistir e a ordem é CONTINUAR!!! A palavra que Deus colocou em nossa boca e em nossos corações irá tocar muitas pessoas, até mesmo muitas pessoas que nem sequer conhecemos.
Pastor Luciano Silveira