sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Guardado e Protegido por Deus

 Guardado e Protegido por Deus


1 Reis 18:10 Vive o SENHOR teu Deus, que não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está, então fazia jurar os reinos e nações, que não te haviam achado.

 

Int. Depois de três anos era a hora de Elias se apresentar ao rei Acabe porque Deus iria fazer uma coisa nova em Israel.

Deus iria mandar chuva e chamar o seu povo ao arrependimento e reconhecê-lo como o único Deus.

 

C.M. O que chama a atenção é que durante três anos o rei Acabe usou toda sua influência, todo seu poder para encontrar Elias e não achou. E por que não achou? Por uma razão muito simples, Elias estava guardado e protegido por Deus.

Assim como o rei Saul caçou Davi com um grande exército e nunca conseguiu capturar Davi porque Davi era escolhido, guardado e protegido por Deus. Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor. Is. 54:17.

 

 O rei Acabe era influente, seu reino era o maior. Ele usou toda sua expertise e sua influência para encontrar Elias e matá-lo.

Elias tinha sido levantado por Deus para um propósito MAIOR DO QUE O DELE. Assim como Elias, Deus levantou você também para um propósito maior do que o seu.

 E por isso Deus guardava Elias e o inimigo não o encontrava.

 O inimigo certamente já tentou e ainda vai tentar te encontrar e te destruir. Porém, você é guardado e protegido por Deus.

Mesmo que ele levante enfermidades, perseguições e etc. Você está guardado por ele. Sl 91. Mil caíram ao teu lado...

 

Elias teve seus momentos de aflição, se desmotivou, ficou depressivo, desconfortável muitas vezes neste processo difícil. No entanto, nem um fio de cabelo de sua cabeça caiu porque Deus o guardava e o protegia.

 Teremos momentos difíceis também, mas lembre-se; Deus está guardando e protegendo você.

Se Deus não permitir o inimigo, jamais vai te tocar.

Não são as leis e magistrados de um país, ou as autoridades policiais que nos protegem. Somos “guardados e protegidos” por Deus.

Não adianta o inimigo querer nos abater, nossa vida e tudo o que nos envolve está nas mãos de Deus.

Acabe era esperto, influente e poderoso, Elias era servo de Deus e guardado e protegido por ele.

 

C. Sejamos como Elias, servos do Deus altíssimo e teremos sua proteção também e a certeza de que o propósito dele vai se cumprir em nossas vidas.

 

O Altar em Ruínas

 

1 Reis 18:30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas.


 

Int. Depois que Elias se encontrou com o rei Acabe ele faz um desafio com os profetas de baal no monte Carmelo . O Deus que respondesse pôr fogo seria o Deus verdadeiro.

 

C.M. Os profetas de baal ficaram uma manhã toda clamando por seu deus que não pode responde-los. Fizeram seus sacrifícios e retalharam seus corpos com facas até derramarem sangue. Porém, não ouve resposta! Chegou a vez de Elias clamar ao Senhor para que respondesse pôr fogo.

E antes de sacrificar, antes de oferecer oferta ao Senhor, Elias concertou o altar que estava em ruínas. Esta frase soa muito forte. “O altar estava em ruínas”. Esta foi a causa da opressão e miséria que Israel estava vivendo nos últimos anos.

Sob a liderança do rei Acabe e da rainha Jezabel, o povo mergulhou em trevas espirituais profundas. Esqueceram do Altar. Ou seja, não adoravam mais a Deus, não sacrificaram mais ao Senhor e não tinham mais comunhão com ele. Perdemos a comunhão com o Senhor quando deixamos de congregar, quando deixamos de adorar e ofertar.

Porque altar significa exatamente isso. Comunhão, adoração e sacrifício. Durante muito anos o povo esteve assim, distante do altar ao ponto de o Altar estar em ruínas.

Naquela tarde, Deus respondeu o clamor de Elias em favor de Israel porque o Altar foi restaurado.

 

 Paremos para pensar! Como está o nosso Altar? Está edificado ou em ruínas? Existe nele adoração e sacrifício?

O fogo só virá se ele for restaurado.

As doze pedras significavam unidade de Israel apesar do reino estar divido porque representava cada uma das tribos israelitas.

 A lenha é o combustível para o fogo que é um coração aberto e desejoso pela presença de Deus.

A água é o sacrifício porque tudo o que eles não tinham era água naquele período de três anos de estiagem.

 Isso era um sacrifício tremendo, dar o que não tinham.

 

C. Desta forma o Altar foi restaurado e Deus respondeu por fogo descendo no altar.

Fogo no Altar é o poder de Deus se manifestando.

Fogo no Altar e Deus acabando com a estiagem e abatendo os inimigos.

 

Pastor Luciano Silveira

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Tá sofrendo, louve

 


Tá sofrendo, louve

 

1 Reis 17:22 E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.

 

Int. Após Elias ouvir a queixa da viúva aonde se hospedava.

Ele mesmo se exclama para Deus porque não entendia o porquê da morte daquele menino. Ele que já vinha de tantos desafios agora tinha que lidar com a queixa de uma mãe que perdeu seu filho inexplicavelmente. E o que faz Elias? Mesmo entristecido, mesmo sem entender o porquê. Ele vai para a oração porque entende que é só Deus que poderia mudar aquela situação e fazer o que parecia impossível.

 

C.M. Mesmo que você esteja sangrando, mesmo você que esteja sem entender nada. Ore, porque Deus pode fazer algo e intervir nesta situação. “Tem momentos na vida de um Vencedor que mesmo sofrendo ele vai precisar adorar”.

 

Jesus cantou um hino quando foi para o monte das oliveiras. E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai. 30E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. Mt. 26:29-30.

Jesus estava indo par ser preso e torturado até a angustiante morte da cruz e mesmo assim, cantou um hino.

Cantar é adorar, e adoração precisa ser um estilo de vida!

Paulo e Silas cantaram e oraram na prisão quando estava acorrentados e muito machucados. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 2Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. At. 16;24-25.

Jesus ressuscitou ao terceiro dia vitorioso, Paulo e Silas foram libertos porque um anjo desceu na prisão e soltou as correntes e abriu todas portas.

Adorar liberta, adorar manifesta o sobrenatural de Deus!

 

Elias ora e Deus responde trazendo o menino de volta pra vida. Deus continua sendo o mesmo, ele ouve e responde, ele faz o que ninguém pode fazer.

Deus respondeu trazendo o menino de volta para a vida.

Deus tem o poder de trazer vida sobre o que esta morrendo, abrir portas que estão fechadas, trazer a existência o que não existe. Como está escrito: "Eu o constituí pai de muitas nações". Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem. Rm. 4:17.

Suporte os processos difíceis, aprenda adorar a Deus em todo o tempo, servir a ele com amor e alegria.

 

Perder para ganhar. Na trajetória de um vencedor tem momentos que será necessário perder para ganhar. Deus precisou tirar o bem mais precioso daquela mulher para ela entender que estava diante de um profeta que servia a um único Deus poderoso.

 Ela que durante toda sua vida foi religiosa e na tradição Cananéia existia várias entidades e liturgias satânicas. Agora ela entende que só existe um Deus.

 Aliás, o nome “Elias” significa exatamente isso. SÓ O SENHOR É DEUS.

Ela pode ver a graça e o poder do único e verdadeiro Deus agindo por meio do seu profeta e mudando sua situação e a sua realidade.

Ela mesmo diz isso: Agora sei que tú é profeta!

Até quando você vai ter que perder para reconhecer que que sem Jesus não dá?

Vencedor em alguns momentos terá que abrir mão de alguma coisa para poder ganhar!!!

Jesus falou para o jovem rico que ele teria que abrir mão das riquezas terrenas para ser rico no céu.

Jesus também disse quem quer ganhar a vida eterna terá que perder a sua vida na terra, ou seja; aqui na terra teremos que viver para Jesus.

Viver para u propósito maior do que o nosso...

Como o apostolo Paulo falou aos gálatas: Já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim...

Não espere mais, não perca tempo, não perca a oportunidade de entregara sua vida para Jesus!

 

Deus pode mudar sua dura realidade porque ele continua sendo, e será para sempre o único Deus. Elias mesmo triste com a situação foi para a oração.

 Mesmo que você esteja abatido, ore, louve e adore ao único que mudar sua realidade. Como diz uma canção.

Tá chorando louve, tá sofrendo louve, teu louvor invade o céu...

 

C. Foi assim que Elias mudou a situação naquela casa, orando mesmo com o coração entristecido, acreditando mesmo quando parecia que a morte tinha vencido a vida.

Ninguém vence murmurando, reclamando ou desanimado.

Toda uma nação morreu no deserto mesmo tendo uma promessa de morar em uma terra de prosperidade.

Morreram porque em vez de adorar, murmuravam e reclamavam.

Pare de reclamar, de murmurar e se vitimizar!

Você nasceu para morar em Canãa e não ser escravo no Egito ou andar em círculos no deserto.

Deserto é apenas uma curta passagem, Canãa é logo ali.

 

Pastor Luciano Silveira


quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Situação Extrema 1 Reis 17:12

 

Trajetória de um Vencedor parte 2


"Porém ela disse: 'Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois gravetos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos."

Int. Ao chegar em Serepta, Elias se depara com a viúva que Deus disse que o sustentaria no período da estiagem, sem saber que ela estava numa situação de extrema escassez onde ela já havia perdido totalmente a esperança e esperava pela morte.

 

C.M. Ela desistiu da vida, desistiu dos seus sonhos e não acreditava mais em dias melhores, a vida simplesmente havia acabado para ela. Porém, ela é desafiada a tomar uma 'atitude extrema diante de uma situação extrema'. Enquanto ficarmos de braços cruzados esperando as coisas acontecerem, Deus não irá movimentar o sobrenatural.

 O Mar Vermelho só se abriu quando o povo, orientado por Moisés, tomou uma atitude extremamente difícil, que foi marchar na direção do mar.

 A atitude desta mulher foi abençoar o profeta dando tudo o que tinha. Esta atitude extrema de obediência e fé resultou em um milagre de provisão.

Talvez tudo o que você precisa para mudar a situação é tomar uma atitude, encarar seus medos de frente. Elias, diante da dura realidade daquela mulher, desafiou-a a ir além do que seus olhos podiam ver.

A mulher via apenas o fracasso, a morte diante de si, sem esperança ou qualquer perspectiva sobre dias melhores. Elias desafiou-a a agir pela fé, a sacrificar e confiar. Foi através de atitudes extremas que ela pôde ver a esperança renascendo, pôde experimentar o milagre e voltou a sonhar com dias melhores.

O Deus de Elias continua sendo o mesmo, respondendo com fogo, abatendo seus inimigos, enviando anjos para sustentar seus servos, suprindo suas necessidades e fazendo mais do que imaginamos.

 

Ouça a voz de Deus, ouça seus profetas, encare os desafios, não deixe seus medos dominarem sua vida, nem matar seus sonhos ou perder a esperança.

 

Revezes

 

1 Reis 17:20 E clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?

 

Elias é sem dúvida um dos profetas mais importantes do antigo testamento. Foi levantado em um período crítico em que Deus precisava de um homem de coragem e cheio de fé para enfrentar o sistema e o sincretismo religioso da sua época. E Elias é este homem que Deus encontrou para começar a mudar a realidade da nação. 

 

E o que aprendemos aqui é que homens de Deus precisam de cobertura de oração, precisam de uma boa equipe. Porque homem de Deus também cansam, eles também sentem vontade de desistir ao ver o peso da responsabilidade, do cuidado das ovelhas e as injustas perseguições.

O filho da viúva morreu ela pede socorro para Elias. Na sua oração a Deus ele clama e diz: “Até” o filho desta viúva com quem me hospedo afligiste! Note que está é uma oração de um coração aflito e angustiado pelo fato acontecido. A palavra “até” é um questionamento. Porque Elias estava sendo cassado como se fosse um animal, o ribeiro aonde ele bebia secou, e agora o filho da viúva aonde estava hospedado morreu.

 

Os revezes da vida em muitos momentos são pesados. Mas a atitude correta é ir para oração, pedir direcionamento e lançar sobre Deus suas aflições e suas queixas.

Não vá para redes sociais, vá para a presença de Deus clamar, adorar e apresentar suas queixas. Elias saiu da oração direcionado, fortalecido e com fé. Tomou o corpo do menino, levou ao seu quarto, orou sobre ele e Deus devolveu a vida.

 

C. O resultado final; a fé da viúva ficou mais forte do nunca e  aprendeu mais sobre o Deus verdadeiro. Elias a cada situação crítica e desafiadora que enfrentava, crescia em relacionamento com Deus. Nenhum outro profeta marcou tanto a história como Elias. Os revezes são inevitáveis, podemos aprender com eles e crescer, ou desanimar e abortar o processo de Deus.

 

Pastor Luciano Silveira

 

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Em Meio à Tempestade

 Em Meio à Tempestade


Mateus 14:27: "Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais."

Os discípulos estavam enfrentando um momento crítico em suas vidas quando uma severa tempestade os surpreendeu em alto-mar. Lutavam intensamente para manter a embarcação sobre as águas, salvando assim suas vidas. Durante a alta madrugada, Jesus veio caminhando sobre as águas impetuosas, soberano sobre a tempestade e as águas agitadas. Ao se aproximar dos discípulos, Ele pediu três coisas, três atitudes que precisamos tomar para romper as tempestades e chegar salvos ao outro lado.

  1. Ter bom ânimo: Isso significa ter vontade, disposição e coragem para continuar lutando, mesmo que a tempestade seja violenta. Não é hora de desistir, é o momento apropriado para seguir em frente.

  2. "Sou eu": Jesus queria que os discípulos soubessem que, embora a tempestade fosse grande, o "Grande Eu Sou" estava ali com eles. Quando Moisés perguntou a Deus no Monte Sinai qual era Seu nome, a resposta foi: "Eu Sou o que Sou". Em outras palavras, "Sou Eu". Esse é o nome de Deus porque Ele é o que precisamos em cada situação específica. No caso da tempestade, Jesus era o Senhor do universo, que iria acalmar as águas.

  3. "Não temais": Não deixe o medo dominar ou paralisar você, pois, uma vez que o medo toma conta, ele impede que você aja com fé. Ele também impede que você perceba a presença do Grande Eu Sou ao seu lado.

As tempestades são inevitáveis. Já enfrentamos muitas e ainda enfrentaremos outras. Jesus nos dá aqui a receita para vencê-las


quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Sustentados por Deus (Trajetória de um Vencedor) 1

Sustentados por Deus (Trajetória de um Vencedor) 1

 

1 Reis 17:4 E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.

 

Int. Depois da sucessão de Reis perversos que provocaram a ira do Senhor. Israel estava mergulhando em um caos, sem a identidade de filhos de Deus, servindo a outros deuses, prostituições, idolatria e etc.

Neste tempo Deus levantou Elias como profeta corajoso e cheio de unção e autoridade.

 

 Elias profetiza longa seca e esterilidade sobre o território de Israel. Deus manda ele fugir para o deserto!

Prometeu que o sustentaria, ainda que de uma maneira inusitada.

Deus havia mandado corvos providenciar alimento para Elias.

E duas vezes ao dia estas aves traziam pão e carne e Elias bebia água do ribeiro.

 

Aonde estes animais conseguiam alimentos para Elias? Quem os treinou para executar tais tarefas? Não temos a resposta porque milagre não tem explicação lógica.

O que estava acontecendo na vida de Elias era MILAGRE! E o Deus de milagres continua o mesmo.

 Ele ainda sustenta os seus escolhidos que nele confia.

Ele manda a provisão para sua vida em todas as áreas: Financeira, espiritual e emocional...

 

Há muito tempo atrás, Israel peregrinando no deserto viu a provisão de Deus por meio do maná. Por quarenta anos puderam viver este milagre de ser sustentados por Deus em pleno deserto.

Ironicamente este povo está agora na terra prometida, terra da fartura e da prosperidade.

No entanto, eles estão agora em escassez porque abandonaram a Deus e deixaram de obedecer e viver sua palavra. Elias estava no mesmo lugar e vivendo o sobrenatural de Deus diferentemente de Israel.

 

Pare de murmurar e reclamar, adore a Deus, obedeça a sua palavra, seja diferente e viva o sobrenatural de Deus. Elias ao contrário dos demais adorava a Deus e não aceitava viver sem a presença de Deus. Enquanto Israel se afundava na idolatria, Elias ia na contra mão; ele vivia na presença de Deus.

 Para experimentar o sobrenatural de Deus e ser sustentados por ele, precisamos entregar nossa vida totalmente a ele. Viver na sua dependência o obediência sem se importar com a opinião alheia.

Deus ainda continua sustentando os Elias que ousam a viver na dependência dele e na obediência na sua palavra.

 

Portas que se abrem

1 Reis 17:9 Levanta-te e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. O ribeiro do qual Elias bebia secou. Deus mandou ele para Sarepta, uma região fora de Israel. Lugar dominado pela religião cananéia e se hospedar na casa de uma viúva porque ela iria continuar sustentando Elias naquele tempo de estiagem.

É impressionante a fé e a coragem de Elias. Porque vai para uma região onde o Deus de Israel não era invocado. Ou seja, ele iria para a casa de uma mulher que não era cristã. Além disso, ela era viúva! E a palavra viúva na Bíblia geralmente está associada à pobreza.

Qual era a perspectiva de Elias naquele lugar? O que poderia esperar ali? De fato, sob a ótica humana, não podia esperar nada, uma casa sem Deus e a pobreza dominando a família.

A questão principal está na última frase deste versículo que diz: 'Ordenei a uma viúva que te sustente'. Antes de enviar Elias, Deus já tinha passado por Sarepta, já tinha preparado tudo para um grande milagre.

Antes mesmo desta situação adversa surgir em sua vida, Deus já preparou sua vitória.

 

Nem mesmo a viúva sabia do que estava para acontecer, mas Deus sabia de tudo porque estava no controle. Talvez você esteja agora neste exato momento cheio de dúvidas, sem esperança, agitado e sem saber o que fazer.

Porque era exatamente assim que a viúva estava. Do outro lado estava o profeta, talvez com muitos questionamentos.

O que vou fazer em uma família que não serve a Deus? Elias, porém, tinha convicção no que Deus estava fazendo, tinha fé, coragem e ousadia por saber que o seu Deus é o Deus do impossível.

E quando a viúva disse que não tinha nada em casa e estava esperando pela morte, Elias não titubeou; como profeta do Senhor, declarou uma palavra de vitória. O cenário começou a mudar! O Deus de Elias não mudou.

 

 Em Sarepta, na casa de uma viúva, ele abriu portas que eram impossíveis. Ainda hoje, este mesmo Deus pode fazer algo grande em sua vida, na sua casa e no seu ministério.

Deus deseja encontrar os 'Elias de hoje' que se dispõem a ir em frente, mesmo que tudo pareça obscuro e difícil. Ele é o Deus que abre portas e ninguém consegue fechar.

 

Pastor Luciano Silveira

  Levante-se   1 Reis 19:7 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminh...