quinta-feira, 29 de agosto de 2024

 

Mãos à Obra

Texto Base: Gênesis 10:32 - "Estas são as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, em suas nações; e destes foram divididas as nações na terra, depois do dilúvio."

 

Introdução: O capítulo 10 de Gênesis fala sobre as gerações de Noé após o dilúvio. Durante o dilúvio, a vida foi extinta, assim como sonhos e projetos daqueles que viviam alheios à vontade de Deus.

 Mas para Noé, esse foi período foi o início de uma nova história!

Gerações surgiram após o dilúvio.

Aguente firme, creia no Deus que prometeu. Porque após a tua luta, você terá uma história de grande sucesso para contar.

Mas isso é só para aqueles que crêem!

 

C.M. Depois do dilúvio, restou a Noé e sua família muito trabalho para recomeçar tudo do zero.

 A água baixou, deixando um rastro de lama por todos os lados. Quase nenhuma planta sobreviveu tanto tempo debaixo da água.

 Um recomeço nem sempre é fácil; a reconstrução é lenta e trabalhosa.

 Noé pôs as mãos à obra e foi trabalhar, pois tinha a bênção de Deus sobre ele. A terra estava desolada, lama e morte por todos os lados.

Sobrava disposição em Noé para trabalhar e fecundar conforme a promessa e benção de Deus liberada sobre ele.

 

 

 O tempo passou, e o capítulo o dez inteiro fala sobre sua árvore genealógica pós-dilúvio.

A partir dele, de seu trabalho e disposição, Deus começou uma nova história na humanidade. Deus só precisa do nosso "SIM" para iniciar uma grande obra e escrever uma grande história através de nós.

 

Qual foi o seu grande segredo?

O segredo foi a sua vida no altar!!!

No capitulo oito e nos versículos de um a três, quando Noé saiu da arca, sua primeira atitude foi levantar um altar e sacrificar e adorara Deus.

Por isso ele suportou o processo de construir a arca longe da água, suportar a desconfiança e deboche de quem não acreditava, um no dentro de uma embarcação sem ver a luz do sol e sem saber para aonde estavam indo.

 

Reflexão:

Fico pensando: será que foi fácil para os discípulos largarem tudo e recomeçar uma nova história ao lado de Jesus? E Saulo, que considerou tudo como refugo para viver um novo tempo e escrever uma história com Jesus? Todos eles disseram "sim" para Jesus e escreveram uma história impactante, que nos serve de exemplo.

Se você quer escrever um novo capítulo, diga "sim" para Jesus, arregaça as mangas e vamos trabalhar pelo Reino de Deus.

 

Conclusão: Vamos tomar o exemplo de Noé e dos discípulos.

A obra que Deus quer realizar através de nós começa com a nossa disposição em dizer "sim" e agir em conformidade com a vontade dEle. Mãos à obra!

 

Pastor Luciano Silveira

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Ventos Contrários Atos ,2:20-37

 

Ventos Contrários

 

Atos dos Apóstolos 27:7

"Navegando vagarosamente por muitos dias e tendo chegado com dificuldade defronte de Cnido, não nos sendo permitido prosseguir por causa do vento contrário, navegamos sob a proteção de Creta, na altura de Salmona."

 

Int. Chegou o momento de Paulo ir para Roma. Deus já havia lhe dito por meio de um anjo que ele seria testemunha Sua em Roma. Quando iniciou sua viagem, os ventos foram contrários, a navegação foi lenta, e o caminho traçado, por um momento, não foi possível.

 

C.m. Temos uma promessa de Deus para nossas vidas em todos os sentidos. Porém, durante o processo, enfrentaremos ventos contrários e talvez sejamos forçados a seguir por um caminho que não é exatamente aquele que imaginamos.

 Mesmo assim, precisamos ter a certeza dentro de nós de que vamos chegar.

O Deus que nos fez a promessa conhece bem estas águas, sabe como romper as tempestades e nos fazer aportar com segurança no destino que Ele mesmo preparou para nós.

Isaías 43:16-19:

"Assim diz o SENHOR, que preparou um caminho no mar e uma vereda nas águas impetuosas; que fez sair os carros de guerra e os cavalos, o exército e a força, e eles jazem ali e jamais se levantarão; estão extintos, apagados como um pavio".

 

Mesmo que os ventos soprem fortes, mesmo que estejamos andando devagar e que a estratégia precise ser mudada, saiba que Deus está no controle de tudo. Como diz a Sua Palavra: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus."

Jesus vai romper estas grandes águas e não vai deixar tu barco afundar.

Mas o barco já estava a considerável distância a da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele.

Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Mt. 14:22-23

 

Em nossa viagem com Deus, teremos momentos em que nossa embarcação deslizará tranquilamente sobre as águas; em outros, os ventos serão contrários e o mar estará agitado, com ondas altas.

O inimigo, que tentou nos matar em Jerusalém, vai tentar afundar nosso barco.

Mas Deus está com você, e a certeza é que chegaremos, porque Aquele que acalma a tempestade já determinou.

 

C. Ele não nos deixa sozinhos em meio a tempestade. Sl. 46.

 

Pastor Luciano Silveira

  Mãos à Obra Texto Base: Gênesis 10:32 - "Estas são as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, em suas nações; e deste...